14 de março de 2007

Beck – Mongolian Chop Squad

Calça jeans, guitarra Gibson e música, tudo o que se pode querer quando se é adolescente. Ou quase. No caso do desenho Beck este quase vale muita coisa. No anime, lançado em 2004 pelo estúdio MADHOUSE, a ambição não é somente ser o melhor em tudo, como na maioria dos casos entre os adolescentes japoneses, é mais que isso.

Tanaka Yukio, mais conhecido como Koyuki, é um adolescente normal, sem muitas preocupações, além das notas do colégio. Tudo muda quando ele salva o cachorro Beck de um linchamento. O dono do animal é Ryuusuke. Um japonês que viveu muito tempo nos EUA e não conhece muito da língua natal.

Ray, como é conhecido, é guitarrista e pretende formar a melhor banda de todos os tempos. Mais até que Dying Breed a sensação do momento no Japão. Depois de muitas tentativas frustradas o rapaz escolhe a dedo os companheiros de banda. Para entrar nessa empreitada não precisa, necessariamente, ser bom. O pré-requisito é tocar com o coração e transformar a música em estilo de vida.

Em um ano Koyuki aprende a tocar guitarra, com muito incentivo de Ray que está de olho no talento do rapaz. São dois anos corridos em toda série. Neste tempo, os personagens crescem musicalmente, com ganhos também na vida social e pessoal. Tem momentos em que se pode confundir o desenho com seriados americanos que tentam retratar fielmente a vida real.

Beck consegue ser simples com uma linguagem rebuscada. Hit in América, o single de abertura representada aqui na performance de Beat Crusaders, transforma cada capítulo em um show a parte. Referências a bandas como Rage Against the Machine, ao próprio Beat Crusaders e a participação especial de The Pillows [banda de punk-fella-rock japonesa] nos capítulos finais dão um toque a mais na produção.

São 26 episódios, que devem ser assistidos acompanhados de coca-cola, guitarra e allstar. O desenho alcança o auge no momento preciso, além ser uma tentação aos aspirantes a musicistas espalhados pelo mundo afora.

11 comentários:

Unknown disse...

Escrito para um site que nunca chegou a existir. Mas que seria o melhor portal animê se chegasse a internet. Ou quase.

enfim. tá uma droga mesmo. Mas tô meio cansada de ter de falar o que é o desenho. Entao leiam!

onegai onegai =)

Augusto Kurt TMW disse...

vc sempre falou tão bem desse anime que hoje em dia morro de vontade de assisti-lo...

quem sabe o site, o projeto e todo o sonho infantil relacionado à um mundo que não é mais meu não venha a se realizar? mas talvez, e muito provavelmente, não.

pois é, achei uma época que era capitão, mas não sabia de todo mérito necessário para tal, então era apenas um grumete sonhador... precisei passar por tempestades e guerras para merecer ser capitão, e hoje ostento tal título à custo das cicatrizes que guardo.

see u.

Anónimo disse...

Yoko

Estou com probremas no orkut, q merda! Acredito que até o final da proxima semana estarei atualizando a p...do orkut, blz?

Xau :)

Anónimo disse...

E o prémio omelético do ano vai para...

B, b.

Unknown disse...

em ordem de alfabética:

uai, será que o karanguro nius sai desta vez, hein capitao tmw?
=)

--

nem me fale em orkute lorena.
to injuriada com ela há dois dias, por conta de um testimonial...
=)

--
acho que já posso ser contratada, né coração?
só pra você tem B, b.

Augusto Kurt TMW disse...

eu também andei olhando as suas postagens passadas... e engraçado, senti a mesma coisa. =]

Unknown disse...

mas você falava mais hein, captain!

Augusto Kurt TMW disse...

falava, e muito!
não deveria ter parado de falar e deixar recluso em pensamentos... mas às vezes acreditamos que um olhar basta.

=]

Unknown disse...

o seu caso nao, fiote.
hahaha.

isso tá virando chat!

Irritadinha disse...

nao sabia de um anime que falasse sobre música, parece interessante pois o que nao aguento mais é anime que so se ve sangue, pernas e braços voando para todos os lados.

...mas ao msm tempo estou a esperar as proximas ovas de cavaleiros do zodiaco rs.

Augusto Kurt TMW disse...

hahahahahaha... e olha que eu nem sou caolho ou tenho estrabismo hein? se eu tivesse aí que o olhar não significaria nada além de piadas... xD

po! pernas, braços e cabeças voando temperados com muito sangue é tudo de bom lu! =P

ow, quer terminar com o chat? posta algo novo. ;)

Enviar um comentário